A 5ª Estação e o Baço/Pâncreas na Medicina Chinesa
- espacodekairos
- 14 de mar. de 2020
- 2 min de leitura

Estamos a seis dias do início do outono aqui no Brasil, mas para os chineses, ou melhor, para a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) esse período representa uma quinta estação chamada canícula.
Essa período ocorre antes do início de cada nova estação, aproximadamente 15 dias antes. Assim como na natureza, ocorre também uma mudança no organismo. Todos nós notamos que há dias estamos passando por uma mistura de clima: ora chuva, ora tempo mais amento, às vezes tempo seco com mais vento, às vezes muito calor. Esse fato é a canícula.
A canícula pode ser percebida melhor no verão em que saímos de um calor para um tempo diferenciado e misturado e posteriormente entramos no outono: de clima seco marcado pela queda das folhas.
Ela é marcada pela dominância do elemento Terra, meridiano Baço/Pâncreas. Fisiologicamente o Baço não é considerado um órgão vital pela medicina ocidental. Ele tem a função no sistema imunológico de filtrar e armazenar o sangue, mas em casos que há necessidade de sua retirada (esplenectomia) outros órgãos irão assumir suas funções. Na MTC ele é essencial, pois uma desarmonia pode trazer umidade para nosso corpo.
Devemos dar uma atenção a esse elemento que gosta de alimentos de natureza quente e tem pouca tolerância com os de natureza fria. Devemos diminuir as saladas e alimentos crus e dar preferência aos cozidos, porém não precisamos ser radicais quanto à natureza do elemento, podemos, por exemplo, continuar comendo beterraba e cenoura, porém cozida. Uma ótima opção para ajudar esse elemento é usarmos certos tipos de alimentos e condimentos como açafrão, louro, cravo, canela, cardamomo, orégano, tomilho, etc. Aliás o tomilho é uma ótima opção, pois ele é rico em manganês que ajuda em inflamações bem como estresse oxidativo celular. O tomilho tem cerca de 400 vezes mais manganês que a carne e mais de 100 vezes o cromo. A deficiência do manganês no organismo pode estar ligada a falta de concentração (lembrando que o baço é responsável por ela), e a deficiência do cobre está ligada à perda de sensibilidade da ação da insulina.
O Baço é centralizador, quando sua energia está desequilibrada a pessoa pode demonstrar falta de empatia ou ficar exageradamente solícito. Nesse período nossa capacidade de reflexão aumenta e tendemos a ficarmos mais pensativos, mas observe que tudo que é demais atrapalha, nesses casos busque além dos alimentos atividades que tonificam os meridianos como Liang Gong ou Tai Chi e também a meditação.Se prepare que aí vem o outono.#mtc #acupuntura #5elementos #canicula #outono
Comments